Tadao Ando passou a ser conhecido no Japão a partir de 1976, após a conclusão de sua Row House no bairro de Sumiyoshi, em Osaka. O rigor inflexível desta reinterpretação da tradicional casa de madeira inserida numa plataforma é a chave para toda a sua obra posterior. Descrevendo suas casas como “bastiões de resistência”, contra a destruição da cultura local pelo consumismo ocidental, Ando considerava-as como uma ferramenta para ajudar sues moradores a redescobrir a tradicional relação direta com a natureza. Na Row House, a fachada da rua é um retângulo de concreto liso, interrompido apenas por um pequeno recesso com iluminação zenital, que dá acesso ao primeiro dos dois cubos que contem os cômodos e são separados por um pátio aberto, o qual, por sua vez, é atravessado por uma passarela descoberta estrita que liga os andares superiores. Quaisquer que sejam as condições climáticas, os moradores têm que ir para forra para passar de um ambiente para outro.
Encravada no terreno, a casa de fim de semana do estilista de moda Koshino, tem acesso pelo nível superior. Descemos para sala de estar de pé-direito duplo, ao lado da qual esta a cozinha/ sala de jantar, localizada sob o quarto principal. Uma sequência de seis quartos para crianças e dois quartos para hospedes equipados com o tradicional tatame ocupam uma ala paralela ao longo de um corredor comprido formado por uma parede externa e outra interna. Comparada com a planta tortuosa d uma casa no tradicional estilo Shoin, como a Vila Katsura, a Casa Koshino parece relativamente compacta mas, assim como m jardim japonês, está estruturada em torno daquilo que Ando denomina “locações cênicas”, planejadas para aumentar a consciência da natureza. O terraço e os degraus de concreto, por exemplo, são uma reinterpretação do tradicional Kare sansui ou “jardim seco” de pedrinhas, que celebra os prazeres contrastantes do sol e da chuva, enquanto as duas grandes aberturas na sala de estar proporcionam uma vista para o terreno em declive, pra as arvores e para as colinas distantes como em uma casa japonesa tradicional, as janelas são baixas , convidando a imaginação a contemplar a cena.
Embora criticasse o consumo ocidental e estivesse determinado a dar nova vida aos idéias caracteristicamente japoneses, Ando foi profundamente influenciado pelo modernismo; toda a sal obra é arcada pelo esforço de reconciliar modernidade e reedição. O carpete, por exemplo, reflete a cor tradicional das esteiras do tatame, mas o controle modular dos espaços- originalmente, o, os cômodos japoneses eram identificados pelo numero de esteiras - é atribuído ás marcas deixadas pela malha das formas do concreto, cujas dimensões são semelhantes as dos tatames. A qualidade do concreto é extraordinária, feito com uma areia azul acinzentada, parece quase tão insubstancial quanto os painéis de papel, graças ao efeito da luz do sol que entra por uma fresta envidraçada continua existente entre a cobertura e a parede uma faixa inclinada de sol move-se lentamente pela parede da extremidade leste e, depois, dissolve a parede voltada para o norte transformando-a em um levíssimo painel.
Em 1983 Ando foi chamado para acrescentar um atelier. Concebido como uma construção subterrânea ao norte da sala de estar, sua parede de contenção, em planta, tem o formado de uma estreita fresta horizontal: as complexas curvas da luz e sombra que se interceptam, formam um contraponto perfeito para o mundo ortogonal da casa original. O anexo consegue produzir o efeito raro de fazer o todo parecer mais completo. A Casa Koshino teve um impacto internacional e a obra de Ando provou ser amplamente influente embora esteja frequentemente ligada a renovação do interesse pela arte minimalista, a casa é mais bem compreendida no contexto das formas arquetípicas do templos shinto e da estética comedida do Zen Budismo.
Encravada no terreno, a casa de fim de semana do estilista de moda Koshino, tem acesso pelo nível superior. Descemos para sala de estar de pé-direito duplo, ao lado da qual esta a cozinha/ sala de jantar, localizada sob o quarto principal. Uma sequência de seis quartos para crianças e dois quartos para hospedes equipados com o tradicional tatame ocupam uma ala paralela ao longo de um corredor comprido formado por uma parede externa e outra interna. Comparada com a planta tortuosa d uma casa no tradicional estilo Shoin, como a Vila Katsura, a Casa Koshino parece relativamente compacta mas, assim como m jardim japonês, está estruturada em torno daquilo que Ando denomina “locações cênicas”, planejadas para aumentar a consciência da natureza. O terraço e os degraus de concreto, por exemplo, são uma reinterpretação do tradicional Kare sansui ou “jardim seco” de pedrinhas, que celebra os prazeres contrastantes do sol e da chuva, enquanto as duas grandes aberturas na sala de estar proporcionam uma vista para o terreno em declive, pra as arvores e para as colinas distantes como em uma casa japonesa tradicional, as janelas são baixas , convidando a imaginação a contemplar a cena.
Embora criticasse o consumo ocidental e estivesse determinado a dar nova vida aos idéias caracteristicamente japoneses, Ando foi profundamente influenciado pelo modernismo; toda a sal obra é arcada pelo esforço de reconciliar modernidade e reedição. O carpete, por exemplo, reflete a cor tradicional das esteiras do tatame, mas o controle modular dos espaços- originalmente, o, os cômodos japoneses eram identificados pelo numero de esteiras - é atribuído ás marcas deixadas pela malha das formas do concreto, cujas dimensões são semelhantes as dos tatames. A qualidade do concreto é extraordinária, feito com uma areia azul acinzentada, parece quase tão insubstancial quanto os painéis de papel, graças ao efeito da luz do sol que entra por uma fresta envidraçada continua existente entre a cobertura e a parede uma faixa inclinada de sol move-se lentamente pela parede da extremidade leste e, depois, dissolve a parede voltada para o norte transformando-a em um levíssimo painel.
Em 1983 Ando foi chamado para acrescentar um atelier. Concebido como uma construção subterrânea ao norte da sala de estar, sua parede de contenção, em planta, tem o formado de uma estreita fresta horizontal: as complexas curvas da luz e sombra que se interceptam, formam um contraponto perfeito para o mundo ortogonal da casa original. O anexo consegue produzir o efeito raro de fazer o todo parecer mais completo. A Casa Koshino teve um impacto internacional e a obra de Ando provou ser amplamente influente embora esteja frequentemente ligada a renovação do interesse pela arte minimalista, a casa é mais bem compreendida no contexto das formas arquetípicas do templos shinto e da estética comedida do Zen Budismo.
Fonte- Plantas, cortes e elevacoes : edificios-chave do seculo XX
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